RECEITA DA SEMANA – TIRAMISSU

Há muita história e lenda sobre a origem do tiramisù, que também é conhecido como “trifle tuscan” (torta toscana) e “zuppa inglese” (sopa inglesa). O doce é composto basicamente de biscoitos molhados em uma mistura de café com licor (amaretto ou marsala), intercalados com camadas de creme à base de derivado de leite e ovo. Classicamente é produzido com cinco ingredientes fundamentais: ovo, açúcar, biscoito, café espresso e cacau em pó. O mascarpone, que é uma variedade de queijo cremoso da região da Lombardia, só foi incorporado mais tarde.
Uma das histórias relata que uma sobremesa similar ao tiramisù teria sido criada no século XVII, em Siena, cidade da região italiana da Toscana, em razão de uma visita do Grão-duque Cosimo de Medici III, e por isso essa sobremesa foi nomeada de “zuppa del duca” (sopa do duque). Cosimo trouxe a receita consigo de volta à Florença e a “sopa do duque” tornou-se popular em toda a Corte Italiana, ocasião em que foi atribuída à sobremesa propriedades excitantes e afrodisíacas. Após alguns anos, virou lenda que em determinadas quantidades o doce aumentaria o desempenho sexual, e assim, a sobremesa mudou o nome de “sopa do duque” para tiramisù. Este nome surgiu primeiramente separado, “te tira su” traduzido ao pé da letra “te levanta” ou “põe-te para cima”, para logo após tornar-se tiramisù. Espero que gostem da receita.

Tiramissu
TEMPO DE PREPARO 2 HORAS
RENDIMENTO 8 PORÇÕES

Ingredientes
500 g de queijo mascarpone
2 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar
60 ml de amaretto
1/2 xícara (chá) de café forte sem açúcar
12 unidades de biscoito champanhe
4 claras
chocolate em pó para polvilhar
Modo de Preparo
1. Num prato de sopa, misture o café e o amaretto. Escolha uma travessa para montar o Tiramisu. Molhe apenas um dos lados do biscoito na mistura de café com rum por 2 segundos. Em seguida, transfira para a travessa com o lado molhado virado para cima. Cubra todo o fundo da travessa e, caso sobre um pouquinho de café, regue os biscoitos. Reserve.

2. Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata até formar um creme bem claro. Adicione o mascarpone e bata apenas para misturar. Reserve.

3. Limpe e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira. Bata as claras até o ponto neve. Misture cuidadosamente as claras ao creme de mascarpone e gemas reservado.

4. Espalhe o creme sobre os biscoitos, cobrindo completamente a travessa. Leve à geladeira por 24 horas.

5. Na hora de servir, polvilhe o chocolate em pó com uma peneira fina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s