7° MANDAMENTO – RECICLE

Reciclagem é uma palavra muito abrangente, podemos falar desde a reciclagem de móveis, toalhas velhas, objetos de decoração, e claro o lixo.
Dentro de casa é importantíssimo praticarmos o verbo reciclar, não adianta reclamar que a cidade está suja, os rios poluídos, se nós não fizermos a nossa parte dentro dos nossos lares.
Quando você enjoar de um certo objeto, não jogue fora, pense no que você pode transformá-lo, ele pode virar muitas coisas, e se em último caso você não encontrar nenhuma nova utilidade para ele ai sim a minha sugestão é que você doe para uma outra pessoa, mas nunca jogue no lixo.

Agora falando sobre o lixo, tenho que dizer que somos muito mal acostumados e acomodados, não é porque não há em todos os lugares coleta de lixo reciclado que você não vai reciclar, morei 3 meses na Alemanha e lá todas as pessoas reciclam seu lixo, colocam dentro de seus próprios carros e levam o lixo para um local de descarte, ninguém fica esperando o lixeiro passar.

No meu prédio ainda não há uma central de lixo reciclado, mas mesmo assim reciclamos todo lixo, e não só separamos em lixo reciclado e orgânico como separamos o vidro, plástico, papel e metal.

Faço a minha parte independentemente do meu vizinho, e é essa consciência que temos que criar, parar de esperar a atitudes dos vizinhos, condomínio e principalmente do poder público.

Anúncios

5 respostas em “7° MANDAMENTO – RECICLE

  1. Voce esta certa que aqui na Alemanha todo mundo recicla, mas pelo menos aqui em Baden-Württemberg nos temos lixeiros sim!

    Na prefeitura nos dao calendarios com as datas pro ano inteiro de quando o lixeiro vai passar pra recolher o que (papel, plastico, biodegradavel, resto de lixo) e temos os lixos pra cada um do lado de fora da casa. No dia do lixeiro recolher o papel, ou o que quer que seja (mesmo sistema pra todo tipo de lixo que citei acima), colocamos o cesto grande de lixo que a prefeitura fornece pra ficar do lado de fora da casa mais perto da rua, facilitando a vida do lixeiro pra que ele nao tenha que ir ate o local onde ficao os latoes de reciclagem em cada predio.

    Tambem recebemos sacolas amarelas plasticas que sao destinadas somente para lixo plastico.

    em que parte da Alemanha voce passou 3 meses? tao estranho o que voce relatou!

    • Eu morei na alemanha durante 3 meses e voltei com essa consiência de lá, é impressionante como os eles são civilizados.

      Aqui no Brasil temos muito para melhorar ainda, mas eu faço a minha parte, minha consiência está limpinha.

      Beijosss

      • em que parte da alemanha voce morou? pq realmente achei estranho isso que voce falou de nao ter lixeiro!

        so levo “lixo” no carro quando vamos pro supermercado com as garrafas retornaveis, recebemos 25 centavos de volta por cada uma que diz que é retornavel no rotulo. as nao retornaveis vao pro lixo plastico mesmo, que o lixeiro busca

      • a cidade que eu moro também é super pequena, é considerada uma vila. deve ter mudado mesmo. 5 anos atras eu nao morava aqui, vou perguntar do meu marido se era assim antes onde moramos também.

        aqui ate nos parques eles tem nos postes sacolas pra recolher o coco do cachorro. eu nao me acostumaria mais a morar no Brasil, tive que me adaptar quando me mudei pra cá em 2010, mas agora eu nao trocaria isso por nada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s